0

Blog

Está na hora da medicina abandonar estas cinco práticas?

123 curso de medicina em caldas novas imagem divulga%c3%a7%c3%a3o2

Uma prática médica tradicional foi questionada no último mês, quando a US Preventive Services Task Force (USPSTF) divulgou o esboço de um documento com orientações afirmando que não há evidência suficiente para recomendar o uso de exames pélvicos de rotina em pacientes assintomáticas que não estejam grávidas. Isso nos levou a perguntar: Quais outras práticas médicas comuns não são baseadas em evidência? Aqui estão cinco práticas comuns que alguns grupos alegam não ser mais necessárias. Você concorda que é hora de aposentá-las? Conte-nos abaixo e compartilhe sua opinião detalhada nos comentários.

Ir para post

Artrogripose associada com infecção intrauterina pelo Zika

122 virus de zika

A artrogripose é caracterizada por contraturas articulares ao nascimento e tem sido descrita em pacientes com exposição congênita ao vírus Zika. Os autores desta nova pesquisa  fazem a sugestão de que "a fisiopatologia dessa condição pode estar relacionada com o tropismo do vírus pelos neurônios motores superior e inferior, ou com alterações vasculares embrionárias afetando esses dois segmentos".

Ir para post

Tratamentos que dão retorno imediato podem ter mais sucesso em usuários de crack do que os que trabalham com ganhos futuros

114 crackex

No artigo "Similarities between adult female crack cocaine users and adolescents in risky decision-making scenarios", os autores explicam que utilizaram a tarefa Columbia Card Task (CCT) para avaliar 27 usuárias de crack e cocaína e 18 adolescentes. Ambos os grupos eram de baixa renda. Além disso, 20 mulheres adultas não usuárias de drogas com educação e renda regulares compuseram o grupo controle.

Ir para post

O uso de apixabana é eficaz e seguro na fibrilação atrial apesar do comprometimento da função renal: ARISTOTLE

113 rins externa

Após a demonstração da superioridade da apixabana (Eliquis, Pfizer/Bristol-Myers Squibb) sobre a varfarina nos 18.201 pacientes com fibrilação atrial no estudo original, a subanálise teve como objetivo avaliar a ocorrência de disfunção renal e sua associação com os resultados de eficácia e segurança ao longo de 12 meses de acompanhamento.

Usando amostras de sangue seriadas disponíveis de 16.8

Ir para post

Dieta mediterrânea reduz o risco de eventos cardiovasculares, câncer e diabetes

112 dieta externa

"Nossa conclusão primária é de que existe evidência limitada de ensaios clínicos randomizados de que a dieta mediterrânea sem restrição de gordura pode estar associada a uma incidência menor de eventos cardiovasculares, diversos tipos de tumor, câncer de mama e diabetes tipo 2, mas não afeta a mortalidade por todas as causas", escreve a Dra. Hanna E. Bloomfield, do Minneapolis Veterans Affairs Medical Center, em Minnesota, e colaboradores.

Ir para post

Exposição pré-natal a maconha pode afetar desenvolvimento cerebral infantil

111 maternidade interna

"Este estudo, junto com a literatura existente sobre as consequências de longo prazo da exposição pré-natal à maconha e ao tabaco, corrobora a importância da prevenção e da redução do hábito de fumar maconha e tabaco durante a gestação", observam os autores liderados por Hanan El Marroun, psicóloga do Departamento de Psiquiatria da Criança e do Adolescente da Erasmus Universiteit, em Roterdã, na Holanda.

Ir para post

Estudos clínicos com vacina contra o Zika em humanos estão próximos

109 syringe1 externa

Um estudo fase 1 foi aprovado recentemente pelo US Food and Drug Administration (FDA) para a GLS-5700, uma vacina de DNA sintético de plasmídeo desenvolvida pela companhia GeneOne Life Science Inc., em colaboração com a Inovio Pharmaceuticals. A Inovio é conhecida por ter levado uma candidata a vacina contra o Ebola da bancada para a prática clínica em cerca de 18 meses, atraindo US$ 45 milhões em apoio de desenvolvimento do US Defense Advanced Research Projects Agency.

Ir para post

Uso muito precoce de cafeína e em altas doses em prematuros carece de confirmação científica

105 cafeina externa

Durante o evento, o neonatologista explicou que a cafeína reduz a frequência e a gravidade dos episódios apneicos em recém-nascidos pré-termos com apneia da prematuridade. Ele lembrou, no entanto, que estudos não encontraram evidência de que o composto seja capaz de reduzir a bradicardia e hipoxemia em bebês com menos de 32 semanas de gestação, de acordo com dados de um estudo publicado em 1988 no European Journal of Pediatrics.[1]

Ir para post

Cardiologistas brasileiros discutem risco de sangramento com o uso da terapia tríplice na intervenção coronariana percutânea

100 cardio externa

A comparação dos mais de 40 mil pacientes mostrou, segundo o palestrante, que o esquema tríplice teve um risco quatro vezes maior de sangramento. Para o Dr. Carvalho, a indicação da terapia tríplice exige avaliação criteriosa caso a caso, com excelente controle do tempo na faixa terapêutica (TTR) para que não haja perda da vantagem.

Ir para post

Nota à Sociedade: CFM repudia violência contra a mulher

95 violencia externa

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje, 27 de maio, nota à sociedade manifestando repúdio e indignação diante da agressão sofrida por uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, submetida a ato de extrema violência. No documento, a autarquia defende que as autoridades devem apurar o ocorrido e garantir que "os responsáveis sejam exemplarmente punidos pelo crime cometido com requintes de frieza e crueldade e pela certeza de da impunidade".

 

Ir para post

Um terço das prescrições de antibióticos para os pacientes ambulatoriais podem ser inadequadas

94 antibioticos externa

Estes resultados, publicados na edição de 3 de maio do Journal of the American Medical Association, destacam a necessidade de definir uma nova meta para a administração de antibióticos no ambulatório, de acordo com Dra. Katherine E. Fleming-Dutra, pediatra do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em Atlanta, Georgia, e colaboradores.

Ir para post

Estudo analisa ocorrência de genótipo incomum de rotavírus no Brasil e alerta para a possibilidade de surto

86 rotavirus externa

A pesquisa retrospectiva e descritiva analisou amostras fecais coletadas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás. Ao todo, 3441 amostras foram triadas para RVA usando o teste imunoenzimático ELISA. O grupo conta no artigo intitulado “Detection of the emerging rotavirus G12P genotype at highfrequency in Brazil in 2014: Successive replacement of predominant strains after vaccine introduction” que os meses de inverno foram os que registraram mais casos de infecção por RVA e setembro apresentou picos da doença em todas as três estações analisadas.

Ir para post

STF pede explicações ao Planalto sobre lei que autoriza pílula do câncer

83 stf externa

A decisão, proferida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, foi uma resposta à Ação Direta de Inconstitucionalidade da Associação Médica Brasileira (AMB), alegando que a lei libera o uso de uma substância que não passou pelos testes clínicos necessários para comprovar segurança e eficácia. O prazo para as explicações é de cinco dias, a partir da publicação da decisão, emitida na quarta-feira (20).

Ir para post

Entidades são contrárias à liberação da fosfoetanolamina antes da realização de todos os testes clínicos

62 n%c3%83o externa

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, assinou no último domingo (20/3), na Folha de S. Paulo, artigo em que alerta para a liberação do uso da fosfoetanolamina sem que o medicamento passe por todas as fases dos testes clínicos. O artigo, assinado também pelo presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Gustavo Fernandes, externa a posição contrária das três entidades à aprovação do projeto de lei 4.639/2016, que permite a produção, manufatura, importação, distribuição, prescrição, dispensação, posse ou uso da fosfoetanolamina sintética.

Ir para post

CFM orienta que médicos peçam exames de hepatites B e C, sífilis e HIV

61 exames laboratoriais por nutricionistas

O médico deve orientar seus pacientes a realizarem os exames de hepatites B e C, sífilis e HIV. Este é foco da Recomendação nº 2/2016, aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina CFM) com o objetivo de ajudar no diagnóstico em tempo oportuno dessas doenças infectocontagiosas. A Recomendação foi publicada no site do CFM, nesta terça-feira (15/3), e enviada aos médicos brasileiros, passando a valer a partir desta data.

 

Ir para post

CFM inicia revisão do Código de Ética Médica

59 cfm

O Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciou, nesta quinta-feira (15), os trabalhos de revisão do Código de Ética Médica (CEM). Os responsáveis pelo trabalho – conselheiros, representantes de entidades e consultores especialistas das áreas de Bioética, Filosofia, Ética Médica e Direito, entre outras – participaram de uma reunião de instalação na sede da autarquia, em Brasília (DF).

Ir para post

Conheça a nova arma aprovada no combate da obesidade

57 obesidade 1200

Nos últimos anos, observamos um maior acesso a alimentos hipercalóricos  associados com um estilo de vida cada vez mais sedentário. Como conseqüência, a obesidade tem atingido níveis epidêmicos em crianças, tanto em países desenvolvido, quanto em desenvolvimento. O excesso de peso associa-se com a chamada síndrome metabólica: a junção da obesidade visceral, disglicemia, dislipoproteinemia e hipertensão arterial. Por isso, a presença da obesidade é acompanhada adultos por aumento importante no risco cardiovascular.

Ir para post

Síndrome de Guillain-Barré: muito além do que se conhecia

53 sindrome guillain barre editada

O aumento da prevalência de algumas manifestações neurológicas foram supostamente relacionadas ao vírus Zika (ZIKV), principalmente no Nordeste do Brasil. Recente publicação científica em fevereiro deste ano, no jornal The Lancet, forneceu evidências sobre a relação do ZIKV e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré (SGB). A SGB tem se destacado dentre os quadros neurológicos com uma alarmante taxa de complicações na epidemia crescente por este flavivírus. 

Ir para post

Novas definições internacionais de sepse e choque séptico

51 sepse externa

Em fevereiro, foi publicado no JAMA o Terceiro Consenso Internacional para Definição de Sepse e Choque Séptico (Sepsis-3). Esse consenso foi desenvolvido por uma força tarefa de 19 especialistas convocados pela Society of Critical Care Medicine (SCCM) e pela European Society of Intensive Care Medicine (ESICM). Conceitualmente Sepse é a disfunção de órgãos com risco de vida devido à resposta desregulada do hospedeiro à infecção. Já o Choque Séptico é o subgrupo da sepse, onde anormalidades circulatórias e metabólicas/celulares subjacentes são profundas o suficiente para aumentar substancialmente a mortalidade.

Ir para post

Resolução CFM autoriza cardiologistas a serem responsáveis técnicos por urgências cardiovasculares

48 cardio externa

Além dos especialistas em medicina intensiva e dos médicos certificados em medicina intensiva em pediatria e em neonatologia, os cardiologistas também poderão exercer a função de responsáveis técnico ou chefes de unidade de terapia intensiva coronariana e assemelhados. A autorização está na Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.135/15, aprovada em sessão plenária da autarquia e publicada no início de fevereiro.

Ir para post

Comissão de Assuntos Políticos define prioridades para 2016

47 prioridades

A Comissão de Assuntos Políticos (CAP) considerou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, da carreira de Estado, como prioridade dos trabalhos para 2016. A avaliação é de que se trata de tema de grande interesse da categoria ao inserir na legislação mecanismos que estabelecem vínculo com o Estado, ingresso por concurso público e regime de dedicação exclusiva.

Ir para post

No Senado, diretor do CFM alerta para baixo investimento na cura de doenças negligenciadas

46 senado materia externa final

O baixo investimento em pesquisa para desenvolvimento de fármacos e técnicas para o tratamento e cura das chamadas doenças negligenciadas foi um dos alertas feitos pelo conselheiro Henrique Batista e Silva, secretário-Geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), que representou a autarquia em debate realizado sobre o tema no Senado Federal.

Ir para post

Doença Celíaca: quando solicitar pesquisa de HLA-DQ2 e DQ8?

43 externa compactada

A Doença Celíaca (DC) é uma patologia imunomediada do intestino, desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis.

Classicamente, o diagnóstico de DC baseia-se nos achados clínicos, positividade de anticorpos (especialmente anti-transglutaminase IgA ou anti-endomísio IgA)  e biópsia de 2ª porção duodenal com achados característicos.

Ir para post

Desafio Diagnóstico: imagens e casos clínicos com resposta (parte 1)

41 desafio da imagem externa

Paciente de 67 anos, masculino, portador de doença aterosclerótica difusa, com passado de revascularização miocárdica há quatro anos, vinha evoluindo nos últimos dois meses com episódios frequentes de dor torácica anginosa típica. Cinco dias após realização de cineangiocoronariografia diagnóstica, chegou à emergência referindo redução do volume urinário

Ir para post

Update em tratamento farmacológico da doença de Parkinson

23 parkinson

Uma metanálise de 47 estudos encontrou uma prevalência mundial de Doença de Parkinson em aproximadamente 0.3% da população. Com isso, estimamos que cerca de 7.5 milhões de pessoas no mundo apresentem Parkinson. Trazendo esses dados para população brasileira (claro, existem variações populacionais), teríamos cerca de 600.000 pacientes com Parkinson. São muitos pacientes não é?

Ir para post