0

Revisão do Código de Ética avança em etapa nacional.

02/03/2017 15:10 - Equipe Área do Médico

Dando continuidade ao processo de revisão do Código de Ética Médica, a Comissão Nacional do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniu-se, no último dia 21 em Brasília, para analisar propostas enviadas por médicos e entidades de todo o país e aprovadas nos encontros regionais em 2016.

Ao todo, a Comissão debateu exaustivamente mais de 15 sugestões de um total de 50, todas já submetidas a deliberação regional. Os trabalhos tiveram início na análise de alterações propostas no Preâmbulo do Código e esgotaram a discussão sobre mudanças assinaladas também nos Princípios Fundamentais, Direito dos Médicos e Responsabilidade Profissional. Na reunião, os membros da Comissão iniciaram ainda o estudo de alterações no capítulo referente a Direitos Humanos.

Além das propostas recebidas dos encontros regionais, outras 35 também chegaram para análise da Comissão Nacional pelo site www.rcem.cfm.org.br. Até o dia 31 de março, médicos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e entidades representativas da sociedade civil podem encaminhar propostas de alteração, inclusão ou supressão de textos do Código de Ética Médica. As novas sugestões serão analisadas pela Comissão Nacional, que tem extensa agenda de reuniões previstas para dar andamento a esse processo de revisão.

“Ao tratarmos do Código de Ética Médica, é de extrema importância discutirmos exaustivamente as alterações propostas e nas diversas instâncias previstas. Além dos debates promovidos pelos estados e nos encontros regionais realizados pelo CFM em 2016, todas as propostas aprovadas são analisadas pela Comissão Nacional de Revisão do documento e ainda serão submetidas às conferências nacionais a serem promovidas pelo CFM durante estes anos de 2017 e 2018”, ressaltou Carlos Vital, presidente do CFM.

I CONEM – No dia 15 de março, o CFM realizará a I Conferência Nacional de Ética Médica (I CONEM) em Brasília. O evento será dividido em temas a serem abordados por renomados profissionais brasileiros e estrangeiros em áreas como terminalidade da vida, mídias sociais, sociedade pós humana, entre outros. Em breve, a programação completa estará disponível no site do CFM.

 

 

Fonte: Conselho Federal de Medicina.

White icon 9a69e8f4e14534923dfbeae056bdb8e0921fc2fd3aeeed8bef94503484eb74c3

Equipe Área do Médico

Comentários