0

Sociedade de Medicina de Família e Comunidade abre inscrições para Prova de Título da especialidade

13/03/2016 23:20 - Equipe Área do Médico

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade está com inscrições abertas para a Prova de Título da especialidade. A 20ª edição do exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC), está com edital disponível, a partir de autorização da Associação Médica Brasileira (AMB). Ao prestar a prova, cujas inscrições vão de 1 de março a 29 de abril, o profissional aumenta a sua valorização no mercado de trabalho e contribui para o reconhecimento da especialidade. A prova escrita tem a data prevista para 12 de junho.                       

“A titulação é um passo importante para todo médico que já atua na especialidade, a obtenção do título certifica a qualificação do profissional e muitas vezes é pré-requisito em seleções e concursos públicos para atuação como MFC. Para além disso, é um fator de valorização financeira em municípios com Plano de Cargos, Carreiras e Salários estruturados”, explica Núlvio Lermen Junior, diretor de Titulação e Certificação da SBMFC.

As regras para participação da prova são ter pelo menos 4 anos de atuação médica na área ou ter concluído Residência Médica em MFC. O campo de atuação da medicina de família e comunidade é cada vez mais amplo, sendo que a especialidade vem sendo continuamente valorizada considerando o impacto que tem na saúde da população. Hoje, o MFC encontra cada vez mais espaço para exercer suas atividades na assistência à saúde, na gestão e na área acadêmica. Para acessar o edital completa, confira em: http://www.sbmfc.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=1

Quem é o médico de família e comunidade (MFC)? -  A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.

É um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

Fonte: SBMFC

Leia também:

Médicos poderão ser beneficiados com o Simples Nacional

Você pode se interessar por:

IRPF 2016 para profissionais da área de saúde

White icon 9a69e8f4e14534923dfbeae056bdb8e0921fc2fd3aeeed8bef94503484eb74c3

Equipe Área do Médico

Comentários